curso de energia solar rio de janeiro

curso de energia solar rio de janeiro
Rate this post

Se Você está procura de um curso de energia solar rio de janeiro, fique conosco que temos uma ótima oportunidade para você, que deseja ingressar nesse mercado promissor de geração de energia solar.

Este é um dos setores que mais cresce no mundo.O baixo custo dessa energia solar, se comparada a outras fontes de energia que provocam um alto impacto ambiental (poluição sonora e atmosférica) e principalmente social (ocasionado na construção de usinas hidrelétricas e termoelétricas), fazem com que esta seja uma solução de fácil adoção tanto para empresas quanto pela população.

curso de energia solar rio de janeiro

A energia fotovoltaica é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica (característica do sistema heliotérmico).

curso de energia solar inscricoes

Como funciona?curso de energia solar fotovotaica

As células fotovoltaicas (ou células solares) são feitas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício). Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz solar).

Os elétrons livres são transportados pelo semicondutor até serem puxados por um campo elétrico. Este campo elétrico é formado na área de junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico existente entre esses materiais semicondutores. Os elétrons livres são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

Como funciona a produção e armazenamento de energia solar?curso de energia solar placas solares

A energia é produzida pelo contato da luz com os módulos fotovoltaicos. Ela é levada até o inversor, que transforma esta energia naquela que utilizamos em nossos eletrodomésticos, e joga na nossa rede elétrica. Por isso, estas duas partes (módulos e inversor) são o coração do sistema.

A energia gerada desta forma tem uma fração dela consumida na hora, pelos eletrodomésticos, lâmpadas e máquinas ligados no momento. Seu excedente é enviado para a rede da distribuidora , que fornece créditos para a unidade consumidora abater na sua conta de luz.

A noite..

Quando chega a noite, e a geração de energia é interrompida pela falta de luz solar, utilizamos estes créditos gerados durante o dia para o abatimento da energia consumida no período.

Os sistemas têm sua potência calculada de modo que o cliente pague apenas a taxa de disponibilidade. Esta compensação de créditos é feita de maneira automática na hora da emissão da conta de luz. Portanto, tecnicamente não há “armazenamento” de energia. O excedente é transformado em créditos junto à distribuidora e convertido em economia para o proprietário do sistema.

Sistema Fotovoltaico X Sistema heliotérmicoenergia solar curso

Ao contrário do sistema heliotérmico, o sistema fotovoltaico não requer alta irradiação solar para funcionar. Contudo, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens, de forma que um número baixo de nuvens pode resultar em uma maior produção de eletricidade em comparação a dias de céu completamente aberto, devido ao fenômeno da reflexão da luz solar.

A eficiência da conversão é medida pela proporção de radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica. Atualmente, as células mais eficientes proporcionam 25% de eficiência.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o governo atualmente desenvolve projetos de geração de energia fotovoltaica para suprir as demandas energéticas das comunidades rurais e isoladas. Estes projetos focam algumas áreas como: bombeamento de água para abastecimento doméstico, irrigação e piscicultura; iluminação pública; sistemas de uso coletivo (eletrificação de escolas, postos de saúde e centros comunitários); atendimento domiciliar.

curso de energia solar rio de janeiro : Como entrar neste mercado?

Esta é uma das principais dúvidas daqueles que desejam começar a trabalhar na área. Afinal, mesmo com uma formação como eletricista ou engenheiro elétrico, é preciso ter uma qualificação específica para se tornar um bom profissional e conquistar um espaço no mercado de energia solar.

Se você está pensando em entrar nessa área e começar a atuar com energia solar fotovoltaica, continue lendo as nossas dicas!

Passos para ingressar no mercado de energia solar fotovoltaica

mercado de energia solar, por estar em crescimento acelerado, tem uma grande necessidade por profissionais qualificados.

Sendo assim, é preciso conhecer a área, estudar os equipamentos, como funcionam, como realizar a instalação do sistema, etc.

Uma boa opção para começar a estudar é realizar um curso online.

O curso será disponibilizado em uma plataforma online. Você terá acesso imediato a todas as aulas e poderá assistir  quantas vezes quiser! Enviaremos um usuário e senha e todas as instruções para que você tenha acesso ao curso. As vantagens do curso online são muitas:

  • comodidade para estudar quando quiser, essencial para quem precisa conciliar com trabalho ou estudo integral;
  • cada aluno pode estudar no seu ritmo;
  • pessoas de todas as localidades podem estudar.

curso de energia solar comprar

Aumento…

Em relação à energia solar fotovoltaica (FV), o aumento foi de 75 GW ao redor do mundo em 2016, totalizando 303 GW. Isso equivale à instalação de 31 mil módulos solares por hora. O tamanho do mercado mundial de energia solar FV, como apontou o estudo do ano anterior, é cerca de 10 vezes maior que o de uma década atrás.

No fim de 2016, todos os continentes, exceto a Antártica, produziam energia solar. E pelo menos 24 países tinham mais de 1 GW de capacidade instalada. E ao menos 114, tinham capacidade superior a 10 MW.

O Brasil…

O Brasil ainda não está neste seleto grupo, mas caminha para chegar a este patamar. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), ainda em 2017 o país terá capacidade instalada de 1 GW, vai chegar a seu primeiro gigawatt.

Pelo quarto ano seguido, a Ásia eclipsou os outros mercados, somando três quartos do acréscimo de capacidade instalada no mundo. Os cinco principais mercados (China, Estados Unidos, Japão, Índia e Reino Unido) representaram 85% do aumento. Completam os 10 maiores: Alemanha, Coreia do Sul, Austrália, Filipinas e Chile.

Se contar os países com maior capacidade instalada no total, os cinco primeiros são China, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Itália. Um dos destaques apontados pelo relatório é o Japão, que ultrapassou a Alemanha. No entanto, levando-se em conta a capacidade per capita, a Alemanha continua liderando. É seguida por Japão, Itália, Bélgica e Austrália.

Tags : curso de energia solar rio de janeiro, curso energia solar fotovoltaica, energia solar em casa, como instalar energia solar, curso de energia solar rio de janeiro, curso de energia solar 2018. curso de energia solar rj, curso de energia solar rio de janeiro, curso de energia solar sp, curso de energia solar rio de janeiro, curso de energia solar em fortaleza, curso de energia solar rio de janeiro.

Voltar para a pagina inicial